sábado, 17 de julho de 2010

Planaltina Rock Festival

Da nossa
Atitude e
Revolta, nasceu e
Manifestou-se...
A verdadeira liberdade de um
Sonho!

No feriado de pentecostes aconteceu um brilhante evento underground batizado de: Planaltina Rock Festival, capaz unir várias bandas de diferentes estilos de rock em um só evento. O primeiro de muitos que estão por vir ocorreu na Praça do Estudante em Planaltina-DF (Uma cidade pioneira em "ausência" de algumas culturas).


O evento foi marcado pela sua diversidade de estilos voltados ao rock e ao protesto, colocando em destaque a forte expressão da união em que o público se encontrou.

Oito bandas se uniram para movimentar a cultura da nossa cidade pioneira, sendo várias delas parte integrante do Grupo D'Armas, e todas elas com um único objetivo: Fazer a cidade tremer ao som de muito Rock! Todas as bandas são talentosas, porém, pouco reconhecidas em sua própria cidade. O Planaltina Rock Festival veio para mudar essa visão, era também um evento muito esperado por todos, tanto para assistir, quanto participar do encontro de vários artistas que se uniram por um mesmo ideal.


Músicos e poetas disseram em linguagens e rítmos diferentes de que está mais que na hora de Planaltina se mover, e o público inteiro vibrou com o profissionalismo e sonoridade de cada artista ali presente. Era de se perceber que mesmo quem não curtia um estilo ou outro, teve o respeito de apreciar as bandas com muita paz e harmonia. A verdade é que todos estavão fartos de atravessar o Distrito Federal inteiro para poder se expressar em algum show desse porte. O público do rock em suas diversas classificações não tinha um espaço aberto para se expressar e lutar por uma sociedade cultural. Com a participação da convidada especial Célia Porto, o evento tinha 10 atrações e deu-se início às 18h. Um momento único em que todos tiveram a oportunidade de libertar a verdadeira diversão que faltava em nossa cidade.

Durante todo o evento o público curtiu e aplaudiu a brilhante energia vinda do palco. Sem dúvidas o evento se destacou pela união de todos, headbangers bateram cabeça, punks levantaram a poeira, e muitos vibravam com todas as bandas sem excessão. Foi um prazer assistí-los e contribuir com uma união forte em Planaltina. Destacando que o importante é expressar, botar para fora o que nós precisamos de verdade, com coerência em nosso discurso. O público underground PLANALTINENSE merece todo o respeito, pois, todos são pessoas de PAZ com o direito a um evento divertido, diversificado e bem organizado.

Chega a ser meio difícil escolher palavras para classificar o que realmente o evento do dia 03 de Junho nos trouxe, uma espécie de motivação, uma vontade de concretizar um sonho. Um sonho que está engasgado na garganta de muitos. O rock é sim, muito forte em nossa cidade, tão forte que a estatística indica a presença de mais de mil pessoas reunidas para apreciarem esse evento, e que com certeza não deixaram a desejar e valeu muito a pena encontrar pessoas que há muito tempo estavam "sumidas" dos eventos na cidade e que puderam relembrar os velhos tempos.

The Nóis com o seu estilo Punk e loucamente massa

Escalla Evollutiva com Rock eclético e envolvente

Jazahu com identidade própria gritando o silencio de muitos

Zilla com Melodic Death Metal, extremamente pesado

Band'Aid com Rock nacional e toque de protesto

Gilbertos come Bacon mostrando identidade própria e cultura que expressa arte

Sacerdócyo com Heavy Metal bem trabalhado


Com as participações de Célia Porto e apresentações poéticas.
O apoio do Gerente de Cultura de Planaltina - Pepa e da Administração Regional de Planaltina-DF juntamente com o público underground PLANALTINENSE foi fundamental para a realização desse grandioso evento.

Lembrando que o Grupo D'Armas de Arte e Cultura está aberto a comunidade, fazendo com que tanto o público quanto músicos, poetas e artistas em geral se unam para movimentar e suprir a "ausência" de cultura em nossa cidade.

[por Lílian Rafaela]
[revisão por Mark Nagash]

5 comentários:

  1. Parabéns Lilian,pelo belo texto..
    E é isso aí!!!

    União faz a cena!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Lílian...

    Belíssimo texto...Conseguiu resumir o quão fantástico foi esse evento...Com certeza um marco histórico. É um orgulho fazer parte desse grupo...

    ResponderExcluir
  3. ahh to seguindo o blog.. foi um puta show hein, pena q não fui .
    bjs

    ResponderExcluir
  4. É isso aí galerinha do bem!!! Parabéns e contem comigo pro que precisar, sempre!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Galera, Valew os elogios, fiquei muito grata, mas ainda não consegui expressar o suficiente o quanto foi maravilhoso este show! Que venham muito mais destes e cada vez melhores!

    ResponderExcluir