quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RESENHA SELETIVA PORÃO DO ROCK PLANALTINA

Vinte e oito de agosto. A data ensolarada tinha tudo para ser mais um sábado comum, não fosse a estrutura de metal montada próxima à rodoviária da cidade. Toneladas de ferro se uniam às expectativas e sonhos das pessoas envolvidas com um acontecimento tão estranho à nossa cidade. Um evento que marcou o aniversário de 151 anos da cidade mais antiga, charmosa e cativante do DF. Fruto do esforço conjunto de vários representantes da cultura da cidade, entre eles o Grupo D’Armas, às 17:00 horas começaria a Seletiva Porão do Rock 2010. Primeiro evento do gênero na cidade, inaugura uma nova época para Planaltina. Às 17:45 os portões são abertos e inundados pelo entusiasmado público planaltinense, que toma de assalto a Praça do Estudante. As 18hs o apresentador Marcos Pinheiro sobe ao palco e dá inicio a segunda Segunda Porão do Rock e anuncia os nossos representantes: Gilbertos Come Bacon que com seu Hardcore livre que esbanja criatividade e técnica, abre com chave de ouro, deixando o público presente animado e cativado para o resto da programação. Na sequência temos as apresentações das oito bandas concorrentes às duas vagas para o Festival Porão do Rock. Jurados a postos. Vem a primeira banda ao palco: Homem Carta - com seu rock alternativo, jovem e dançante o vocalista Deivid Vasconcelos deixa ali suas maiores e melhores intenções com uma boa apresentação. Um intervalo de 15 minutos conclui a apresentação. Para a troca de bandas o público vai aumentando e a noite chegando. Sobe no palco a segunda banda a se apresentar na seletiva: Golpe de Foice. Direto da nossa vizinha Formosa, a banda arrancau o grito dos fiéis amigos e fãs que ali estavam presentes, torcendo pelo seu Hardcore com uma bela pitada de grind, músicas expressivas e rápidas. Ssa explosiva mistura não podia dar em outra coisa: ali se abria a primeira roda da noite, a poeira subia no céu da cidade e os jurados sentiam o peso das bandas que estava concorrendo. Chegando ao fim da apresentação, mais um intervalo de 15 minutos. O público já dominava a praça no momento em que sobe no palco a terceira concorrente da noite: Zilla! Planaltina em peso fazia um coral chamando o nome da banda! E a primeira representante da cidade começa sua apresentação com seu Death Metal com pitadas melódicas que arrancou o publico do chão; ali juntou seus reais fãs que batiam cabeça em frente ao palco e não deixavam dúvida nenhuma que era uma grande concorrente da noite e uma das mais esperadas. Zilla termina sua apresentação.

O público com uma adrenalina a mil aguarda a próxima banda. O apresentador Marcos Pinheiro expõe a quarta concorrente:

Arsênio5A - diretamente de Brazlândia, tocando seu pop/alternativo que chamou atenção de muitos que não conheciam o trabalho da talentosa banda. Um pouco prejudicada por não ser da região, mas apostando no seu talento, conseguiu arrancar a atenção do publico presente. A noite estava só começando e o número de pessoas aumentando, deixando claro que ali seria uma das melhores seletivas do evento. Público eufórico enquanto sobe no palco a quinta banda da noite e primeira representante de sobradinho - Mallak, que começa a apresentação com o pequeno (no tamanho) vocalista Bruno mostrando sua maior habilidade: cantar! Com sua variedade de guturais e suas letras que falam do cotidiano e religião, chamou atenção do público que curte diversas vertentes do metal, Mallak fez uma bela apresentação e a dúvida do público aumentava! E a noite se aproximava do fim. Mais um breve intervalo de 15 minutos e sobe a segunda representante de Sobradinho. O público gritava e aumentava a multidão em frente ao palco. O apresentador Marcos Pinheiro chama a sexta concorrente: Darshan. O público devoto na frente e os meninos dão início à apresentação com seu grunge. O quarteto tem muita presença de palco e levou o público a loucura. Darshan, com certeza, era uma das mais esperadas da noite, com melodias bem criadas e expressando muito sentimento. Acaba apresentação dos meninos de Sobradinho. A tensão aumentava enquanto o público parecia estar decidindo em que banda votar. Mais outro intervalo de 15 minutos e a Praça do Estudante fervilhava de gente, chegando de todos os lugares da cidade, quando sobe ao palco a penúltima concorrente. Lótus Negro é a terceira representante de Sobradinho. O público mais antigo se a próxima ao palco e Lótus Negro inicia sua apresentação com seu Indie cheio de charme. Com uma bandeira enorme no chão, Lótus Negro deixava a sua marca. Uma ótima banda muito pouco conhecida no DF, com o vocalista cantando em uma psicodélica inquestionável, termina sua apresentação. Mais uma pausa e se aproximava o fim da seletiva, o público nervoso e os músicos apreensivos, os produtores anunciam a entrega das cédulas de voto enquanto sobe ao palco a última banda concorrente:

Jazahu! Com seu som cheio de elementos diversos, chamava a atenção do público e dos jurados. A banda fazia uma bela apresentação representando muito bem Planaltina. O vocalista Billy agradece ao público e finaliza a apresentação, complicando ainda mais a preferência do publico e dos jurados.

São recolhidas as cédulas. Depois de uma longa demora para a apuração, sobe novamente ao palco o apresentador Marcos Pinheiro, e com a resposta em mãos, o silêncio e o nervosismo tomam conta da Praça do Estudante. Olhos apreensivos totalmente voltados para o palco... E é chegada à hora da decisão: Darshan foi o melhor para o júri e o segundo colocado no voto popular - o Zilla! Mais do que merecido! As duas bandas estão dentro do Porão do Rock 2010, representando muito bem suas cidades!

E a noite continua com a presença de mais de 1.200 pessoas. A praça completamente lotada.

A demora pro Raimundos subir ao palco foi grande e os fãs disputavam uma vaga em frente ao palco, uma imensidão chamava o nome dos músicos, até que as luzes se apagaram e ali estava presente o tão esperado grupo! Com um repertorio clássico MATADOR. Crianças, adultos, homens, mulheres cantavm suas músicas mais conhecidas que marcaram a época arrancando rodas monstruosas no meio da multidão.

É finalizada a seletiva Planaltina.

Deixando o publico satisfeito e os produtores com sentimento de dever comprido!

Por Ingrid Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário